sábado, 9 de maio de 2009

Na Câmara Municipal de Vereadores, os Vereadores Gilmar Labanca e Márcio Dias de Souza iniciaram o diálogo sobre o tratamento das águas domiciliares urbanas e a despoluição dos córregos e rios.

No foco, a participação da concessionária pública de águas como solidária na poluição, uma vez que os usuários das pequenas cidades recebem suas águas, as tornam inservíveis para o reuso e a concessionária coloca aí um ponto final em sua responsabilidade para com a segurança ambiental. Concluem que a população urbana não polui sozinha e este deve ser o caminho do diálogo para início de um grande trabalho.

Os dialogadores entendem que a concessionaria pública é detentora de conhecimento, tecnologia e pessoal altamente qualificado no setor, fatores que aliados ao compromisso social a impulsiona para um olhar diferenciado às pequenas cidades. Entendem também que a concessionária não deve objetivar apenas os grandes centros populacionais, mas, abranger todas as cidades, sem discriminá-las e, incluí-las como alvo da boa prestação de serviços e isto inclui o saneamento ambiental.

Não entendem que a concessionária pública de águas forneça para pequenas cidades e dê as costas para o saneamento, ficando para trás o passivo ambiental que divide com todos os cidadãos-usuários. As prefeituras não suportariam o elevado custo de saneamento, manutenção, mensuração e acompanhamento na qualidade das águas e seu contínuo reuso. Não é justa esta estratégia como conduta de sustentabilidade do meio ambiente ocupado por homens, plantas e toda uma diversidade de animais nos seus mais variados ecossistemas. Preferir esta estratégica tornaria a concessionária em privatizadora do lucro e socializadora do prejuízo ambiental para as presentes e futuras gerações.

Do encontro resultou, num primeiro momento, a preparação de uma reunião conjunta envolvendo os poderes públicos municipais, a empresa concessionária e representantes da sociedade civil organizada.

Foto acima, da esquerda para a direita, Vereador Gilmar Labanca,Presidente da Comissão de Meio Ambiente, no centro, Vereador Márcio Dias,Vice-presidente da Câmara e a Direita, Otonelson Eduardo Prado, cidadão pelas águas.

7 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  2. Nós recebemos informações da nossa lamentável situação ambiental , a todo momento...
    E o mais incrivel disso tudo é que mesmo com tanta informação as pessoas ainda conseguem fingir que nada está acontecendo...
    Mais pessoas deveriam agir assim...
    O meu mto obrigado e parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. gostei . valeu!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Vcs estão de parabéns blog muito legal e informativo.

    ResponderExcluir