sexta-feira, 7 de agosto de 2009

BRASIL É O MAIOR EXPORTADOR DE “AGUA VIRTUAL” PARA A ALEMANHA
Estudo recente do WWF conclui que cada alemão gasta em média o equivalente a 25 banheiras cheias de água por dia. O estudo reune o consumo direto e o indireto onde há uso da água nos processos de cultivo de alimentos e nos processos industriais.
A quantidade de água consumida por uma pessoa, empresa ou país é o que os ambientalistas chamam de “pegada aquática”, conceito de “água virtual” criado em 1990 pelo cientista inglês John Antony Allan e se aplica a indivíduos e a empresas também.
Afirma o WWF que a água virtual importada e consumida pela Alemanha foi utilizada por outros países nos processos de produção de mercadorias compradas pelos alemães. Os dados do estudo dão conta que “só o consumo anual de café e cacau na Alemanha, por exemplo, requer 20 quilômetros cúbicos de água virtual. As carnes de vaca e de porco importadas também têm essa característica, além de sementes oleaginosas, como oliva, palma e algodão”. “A confecção de um par de sapatos de couro, por exemplo, consome 8 mil litros de água. A produção de um hamburguer, 2,4 mil litros. O cultivo de algodão suficiente para fabricar uma camiseta consome 4 mil litros do recurso. Cada quilograma de açúcar contém, aproximadamente 1,5 mil litros de água virtual.”.

Por Nádia Pontes com revisão de Alexandre Schossler. Disponível em: http://www.ecodebate.com.br/2009/08/06/brasil-e-o-maior-exportador-de-agua-virtual-para-a-alemanha/ Acessado em: 07/08/2009.
Mais ainda: http://www.dw-world.de/dw/article/0,,4539260,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário