sábado, 22 de janeiro de 2011

Recente pesquisa em 12 estados brasileiros além do Distrito Federal foram analisadas 43 amostras de corpos d´água e nenhuma considerada boa ou ótima. A pesquisa feita em 2010 pela SOS Mata Atlântica utilizou parâmetros definidos pelo Ministério do Meio Ambiente e mostra que as fontes de água no país estão cada vez mais poluídas com riscos para a população.
Com parâmetros definidos pelo Ministério do Meio Ambiente a pesquisa demonstra que as águas analisadas precisam de tratamento para qualquer uso, seja para consumo ou indústria. O principal agente de poluição é o esgoto doméstico. Coliformes, larvas e vermes, lixo e baixa de oxigênio na água foram encontrados além de outros contaminantes que indicou como inseguro o uso da água.
A qualidade da água é uma preocupação da Organização das Nações Unidas (ONU), que declarou 2005 a 2015 como a Década Internacional Água para Vida. Entretanto a ONU estima que 1,6 milhão de pessoas, crianças menores de cinco anos principalmente, morram anualmente por causa de doenças transmitidas pela água.
Segundo os autores da pesquisa, nem o MMA e a ANA comentaram a pesquisa, quando procurados.
Isabela Vieira, In: SOS Mata Atlântia: 30% das fontes de água do país têm qualidade ruim ou péssima. Disponível em: http://www.ecodebate.com.br/2011/01/10/sos-mata-atlantica-30-das-fontes-de-agua-do-pais-tem-qualidade-ruim-ou-pessima/ Acessado em: 22/01/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário